ele pensa e não diz
onde tem muita água
tudo é feliz.

sábado, 21 de agosto de 2010

Carta para Hades do mundo todo

Vinha escrito assim:

"O Hades está em festa. Acabou de fazer uma semana e eu já me preocupo com o que será do Deus dos Infernos em mais algumas semanas. Ele vai procurar o amor verdadeiro do outro lado da Cantareira, será a Perséfone(que prefere ser chamada Prosérpina)quem encontrará, será a Perséfone(que prefere ser chamada Prosérpina)o seu amor verdadeiro mesmo? Será que o Hades, que vem afirmando tão firmemente não estar à procura de amor,contradiz-se internamente? Eros terá trabalho, ou será, como disse o rumor, que Eros já ocupou-se: Hades ama sim e Perséfone(que prefere ser chamada Prosérpina)também, mas é inverno e portanto não se encontram? Que se passa? Será que a culpa é das loucas estações dos trópicos ou deve ser só a Timidez?
As comemorações continuam, sabe lá Zeus até quando. Até que o Hades diga "chega", quando ficar cansado. Nesse momento ele vai embora para Gaia, raptar sua amada, romper o pacto com Deméter, mas que seja, valerá a pena. E depois será apenas amor. Só quando a festa acabar.

P.S.: A Festa agora é o estado de espírito. Não é mais a morte. Ou é a Festa dos Mortos.
P.S.2: "Um texto tão subjetivo que vem do divino."


Bem que podia ter sido escrito por mim. E talvez não tenha sido escrito nem para mim (O que é bem provável). Mas dane-se, adotei como carta à minha pessoa e a todos os Hades do mundo. Encontrei personalidades engraçadas pela faculdade. Que escrevem cartas anônimas e abandonam na prateleira mais alta, por exemplo.
E quero uma festa dos mortos.

10 comentários:

douglas nascimento disse...

Uma carta sem precedentes e, por isso mesmo, muito foda. Hahha
A carta tem muito a cara de Laiane. E na verdade, inicialmente li achando que era você a autora. "Me decepcionei" no final ao saber que não era você, mas isso também nem importa.
De resto eu digo duas coisas: 1: a carta era sim pra você. 2:"Todos nós iremos para o hades" (frase mais repetida por Esperidião, escritor nas horas vagas, insano nas horas não-vagas e professor de filosofia nas horas que sobrarem).

douglas nascimento disse...

E só mais uma coisinha, no caso, a terceira delas. Dessa vez mais conteudísta.
3: O Hades não é o deus dos infernos. O conceito de inferno só viria séculos mais tarde, com o surgimento de nosso deus não-pagão. Hades era a o deus dos mortos, todos eles. Mas a pessoa que escreveu certamente sabe disso. Aliás, ela me pareceu um estudante de filosofia, até. Enfim, deixa pra lá. Só quis evidenciar que "todos nós iremos para o Hades" mesmo, não só os pecadores.

caio k disse...

e se só existisse o inferno?

Ferreira, Lai disse...

Cada vez mais sinto que meus comentários são incompletos, mas sempre bate aquela minha velha coisa-sem-nome que me faz comentar.

Eu nem sei o que dizer sobre essa carta, juro que fiquei uns minutos com cara de bocó, tentando lembrar se algum dia escrevi algo e deixei lá pela sala do C.A.(é uma espécie de grêmio) de letras da UFF(que foi onde encontrei). Mas é meio que impossível eu ter escrito, nunca tinha ido lá.
Afinal, existe alguém que emite cartas malucas(?), mas nem perguntei a ninguém sobre o 'fenômeno', eu sou caloura ainda, não quis fazer alarde. Mentira, eu quis é trazer a carta comigo, sem dividi-la com quem estava lá.

Também há um outro suspeito de tê-la, filósofo por formação, mas duvido que tenha sido ele.

Como você disse, Douglas, era pra mim, pra todos nós, Hades.
Desde antes do tal conceito de inferno tomava conta do mortos, por assim dizer.

Ferreira, Lai disse...

E, se Esperidião, velho caduco, estiver certo, só existe o Hades mesmo, pelo menos pra gente_todos nós, que pra lá iremos.

chayenne f. disse...

"Também há um outro suspeito de tê-la, filósofo por formação, mas duvido que tenha sido ele."

Nem te falo nada.

chayenne f. disse...

bom, daqui a um tempo você pode fazer um baralho de cartas abandonadas pela rua, tipo eu queria.

Ferreira, Lai disse...

haha
Né, brinquei.

E vi uma carta no chão umas duas vezes semana passada, quase catei.
Mas não sabia se você ainda colecionava.

chayenne f. disse...

eu tento, mas perco sempre todas! carta perdida é sempre perdida, fico tentando recolhê-las, não funciona.

e mintira que é DOU BOM DIA aqui em cima! só reparei agora, haha

Ferreira, Lai disse...

HAHAHAHAHA